Prova ETEC 2022: O que estudar? Assuntos, Apostilas e Simulado

É de suma importância que os estudantes que vão realizar a prova ETEC 2022 fiquem atentos e se mantenham informados quanto a como funciona o exame. Neste post, trouxemos as principais informações referentes a prova ETEC 2022. Siga nos acompanhando para conferir! 

Prova ETEC 2022
Prova ETEC 2022

Como funciona a prova do Vestibulinho ETEC?

O Vestibulinho ETEC 2022 é feito duas vezes ao ano: uma em junho e outra no mês de dezembro. As inscrições são abertas, pelo menos, dois meses antes do dia da prova. 

prova ETEC 2022 consiste em 50 questões de múltipla escolha, cada uma delas com cinco alternativas nas respostas. O candidato tem até quatro horas para responder todas as questões cobradas.

Por conta do aumento da procura das pessoas por cursos técnicos gratuitos, a concorrência do vestibular ETEC 2022 vem crescendo bastante nos últimos anos. Sendo assim, é de suma importância que os interessados nos cursos fiquem atentos às informações mais importantes referentes ao processo seletivo. 

De modo geral, a prova ETEC 2022 não é difícil, mas é importante que você estude e revise todos os assuntos que caem na prova, para que no dia do exame, esteja bem preparado para responder as questões cobradas.

Importante! 

É válido salientar que a avaliação é a mesma para todos os cursos da ETEC. Ou seja, uma única prova para os cursos do ensino médio, técnico, profissionalizante ou EAD, sendo assim em todas as inscrições ETEC 2022

As únicas exceções ficam apenas para os cursos de especialização, vagas remanescentes e cursos da ETEC de Artes. Para esses, há processos separados e diferenciados. 


O que mais cai na prova ETEC 2022?

prova do ETEC 2022 é composta por 50 questões das seguintes matérias:

  • Português;
  • Matemática;
  • Química;
  • Física;
  • Biologia;
  • História.

Os assuntos cobrados na prova são os que você estudou ao longo de todo o ensino fundamental!

De maneira geral, o que mais cai no vestibular da ETEC 2022 são questões de Língua Portuguesa que abordam as classes gramaticais, os gêneros textuais, figuras de linguagem, acentuação e ortografia.

Em relação à matéria de Matemática, é importante estudar bastante os gráficos regra de três, porcentagens, equações e tabelas de Geometria. 


O que estudar para o Vestibulinho?

Muitas pessoas procuram por informações sobre o que estudar para prestar a prova ETEC 2022. 

De modo geral, a prova é composta por questões que abordam assuntos do ensino fundamental. Veja a seguir:

  • Língua Portuguesa – Literatura, oratória, regras de pontuação, leitura e interpretação de texto;
  • Matemática – Regra de três, porcentagem, quatro operações, gráficos, expressões numéricas, tabelas;
  • Física – leis de Newton, velocidade média e movimento uniformemente variado podem marcar presença.
  • Ciências – Sistema corporal, patologias, meio ambiente, fórmulas;  
  • Geografia – Mapeamento, globalização, países;  
  • História – Momentos históricos nacionais e internacionais guerras, descobertas.

Confira as melhores dicas:


Provas e gabaritos ETEC 

O site da ETEC disponibiliza uma área onde é possível ter acesso a provas e gabaritos antigos. Assim, os estudantes podem ver como funciona o exame e ter uma noção de como irá funcionar esta nova edição. 


O que levar no dia da prova ETEC 2022?

É de suma importância que você saiba o que levar no dia da prova ETEC 2022. O candidato precisa levar itens simples, porém, fundamentais, como:

  • Caneta esferográfica na cor preta ou azul;
  • Lápis preto número 2;
  • Régua;
  • Borracha;
  • Documento original para identificação.

É válido salientar que no dia da prova da ETEC 2022, o candidato precisa estar atento ao horário. Sendo assim, se organize com antecedência e chegue, pelo menos, 1 hora antes do início das provas. 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Prova ETEC 2022: O que estudar? Assuntos, Apostilas e Simulado

Roberta Félix
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre a ETEC e seu Vestibulinho trazendo notícias sobre seus cursos, provas, método de inscrição e sanando demais dúvidas dos alunos que sonham com a aprovação.